Sistema de Custos para a Tomada de Decisão
Vivenciamos uma era de profundas transformações. Nunca na história, as tecnologias e os conhecimentos evoluíram tão rapidamente quanto neste início de milênio. O universo das organizações acompanha a evolução e obriga os profissionais a entenderem a importância de um Sistema de Custos para tomada de decisão. São inúmeras as contribuições e novas propostas para a gerência das organizações modernas.
O mercado atual é dominado por pequenos negócios e são elas responsáveis pela maioria dos empregos do País. O Departamento de Custos bem estruturado, tem o objetivo de facilitar o processo de tomada de decisão, contribuindo para sua estratégia de atuação.
Segundo Martins (2003, p. 22). “No que tange á decisão, seu papel reveste-se de suma importância, pois consiste na alimentação de informações sobre valores relevantes que dizem respeito às conseqüências de curto e longo prazo sobre medidas de introdução ou corte de produtos, administração de preços de vendas, opção de compra ou produção”.
A ferramenta de custos é vital, pois para saber, se dado o preço o produto é rentável ou não, se é possível reduzir os custos. Com isso se utilizam alguns métodos, onde cada empresa vai aplicar aquele que é mais adequado ao seu ramo no mercado. E a partir disto traçar estratégias, tomar as decisões e ações para tornar objetivo tudo o que foi planejado.
São problemas mensuráveis que devem ser controlados para se chegar ao preço final, tendo em vista também a política de preços adotada pelos concorrentes. Compreender a importância de um sistema de custos para tomada de decisão, as filosofias e métodos adotados, é peça chave para gerenciar o negócio.
Forte Abraço!
James Eduardo Wanka
Diretor Executivo na WANKA CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL