O Impacto do Covid-19 nos Negócios
Introdução
As Pequenas e Médias Empresas são a força motriz deste País e com certeza houve um forte impacto do Covid-19 nos Negócios. Nos últimos meses a Economia Global sofreu uma drástica mudança de comportamento e no ambiente de Negócios, diversos segmentos sentiram o impacto a curto prazo e agora estão preparando a retomada, outros começam a absorver o impacto agora. Mas como será essa Retomada? Existe o tal do “novo normal”?
Um Estudo realizado em parceria pela Resultados Digitais, Endeavor Brasil e Pequenas Empresas, Grandes Negócios, sintetizou informações com foco nas PMEs. Sobre o impacto da Pandemia nas empresas, as principais medidas tomadas, as necessidades mais urgentes e a preparação para a retomada.
O Impacto nas PMEs
Uma crise desta magnitude afeta a maioria das empresas, e pode variar com o tipo de indústria, modelo de negócios, a região e outras variáveis. O principal indicador sentido a curto prazo é a redução ou aumento da Receita Operacional, praticamente 77,7% das empresas tiveram impacto negativo em suas Receitas, onde 40% deste grupo, teve mais de 40% de redução nas Receitas.
Para 65% dos entrevistados, a principal preocupação é a disponibilidade de Caixa, pois este indicador está ligado diretamente sobre o tempo de vida das empresas. A crise afeta cada segmento de uma forma diferente, como exemplo as pessoas não viajando, afetam toda a cadeia Aviação/Turismo/Hotéis/agências de viagem, por outro lado outros segmentos são afetados positivamente devido as necessidades básicas como alimentação e higiene pessoal. A mudança de comportamento é um fator a ser destacado, foi verificado aumento na compra de jogos online e pijamas.
Para se ter uma ideia o Setor de Turismo teve queda nas Receitas de mais de 80,8% e o setor de Eventos de 67,4%. 52,4% das PMEs tem Caixa para 6 meses, se a crise continuar até o fim do ano, mais da metade terão fechado as portas. Outro ponto que pode ser observado na pesquisa é que o modelo de vendas sem a presença física se tornam uma vantagem competitiva.
Quais medidas já foram tomadas pelas PMEs
Decisões são tomadas todos os dias ao gerir um negócio, mas durante uma crise, isso pode significar a sobrevivência de uma empresa. Sendo assim 65,8% relatam na pesquisa que renegociar contratos e cortar serviços é uma realidade.
No Orçamento de Despesas, 3 em cada 4 PMEs reduziram o orçamento, infelizmente outra medida tomada por 40,0%, foi de reduzir o quadro de funcionários. Foi percebido que a urgência agora é de acelerar a digitalização das PMEs, 66,2% pretendem desenvolver e lançar novos produtos, 45,6% pretendem migrar o modelo de vendas, 44,2% querem reduzir Despesas administrativas. O trabalho remoto foi o Plano de Contingência mais acionado na Crise, outra medida tomada por 53,3%, foi adotar política de descontos ou flexibilização dos contratos para reter a base de clientes.
E quais são as Necessidades Principais das PMEs
Buscar crédito nos próximos meses para pagar salários e fornecedores é uma necessidade para mais da metade das PMEs. Os tópicos mais relevantes na pesquisa foram para 70,9% melhorar o Marketing em Vendas, para 66,4% é o Fluxo de Caixa e para 35,4% Migração para ambientes digitais.
Para 56,5% vai ser preciso buscar fontes de financiamento nos próximos meses, onde o crédito para Capital de Giro é a principal alternativa para 72,2%. As ferramentas e soluções de tecnologia são essenciais para a grande parte das PMEs, a mais contratada por 48,6% foi a de Videoconferências, também se destacaram ferramentas de gestão como softwares de automação de marketing em vendas por 21,5% e softwares de gestão de mídias sociais por 21,9%.
As PMEs também pretendem manter outras ferramentas que já tinham, 85,5% vão manter Websites, 63,3% vão manter Softwares de automação de marketing em vendas.
Retomada: Prioridade e Futuro
As PMEs concordam num ponto, que haverá um novo normal, após o Impacto do Covid-19 nos Negócios, para 85% dos pesquisados, acreditam que será um longo período de recessão. O futuro da economia depende das PMEs que são a força motriz, que geram emprego e renda e que precisam voltar a crescer.
O modelo de negócios e a gestão das PMEs é impactado pelo “novo normal”, pois cria um novo perfil de cliente, mais de 59% concordam que vão precisar estudar o novo perfil deste cliente. Modelos e Processos deverão ser adaptados e também testar novas estratégias fara parte do “novo normal”, já existe exemplo de empresas que vendiam produtos em carros e agora vendem em condomínios.
Grande parte dos investimentos será feita em canais digitais e plataformas, o perfil dos colaboradores deverá ser adaptado as novas tendências digitais. Para 78% das PMEs os canais de relacionamento serão primariamente digitais.
Conclusão
O impacto do Covid nos Negócios foi muito severo nas PMEs e reduzir despesa foi uma das principais medidas adotadas até o momento. A principal necessidade é acessar Capital de Giro e após a Crise será primordial testar novas estratégias para o negócio.
Fonte: https://rd-marketing-objects.s3.amazonaws.com/panorama-pmes-covid19/Panorama_PMEs-resumo.pdf