Consultoria para Pequenas Empresas
A necessidade de uma Consultoria para Pequenas Empresas acontece, quando esta sente a necessidade de mudança e como toda mudança causa certa resistência. Aquele que recebe a aplicação da consultoria necessita de uma dose de total comprometimento por parte do consultor. A responsabilidade do consultor é oferecer conselhos com confiabilidade, qualidade e integridade, pois ele é o profissional responsável por diagnosticar problemas e apontar soluções.
O processo de consultoria sempre vai apresentar elementos essenciais que, sendo investigados deverão possibilitar a identificação das causas para a apresentação de ações corretivas. Outros elementos no trabalho de consultoria envolvem algumas mudanças como: desconfiança, resistências, cooperação, desta forma sendo primordial para o sucesso do projeto. A consultoria não realiza milagres e nem fornece soluções perfeitas como muitos empresários imaginam. A consultoria analisa dados, para tanto é necessário que estes dados sejam confiáveis, desta forma será apresentado ao cliente uma solução eficiente.
O consultor deve ser imparcial que é uma das características marcantes no seu perfil e a consultoria é um trabalho independente. Mas a independência é ao mesmo tempo um relacionamento complexo entre consultor, cliente e colaboradores. Consultores não são contratados para dirigir ou tomar decisões na empresa e sim orientar e aconselhar seus executivos a tomarem estas decisões. O profissional de consultoria deve ser qualificado, com conhecimento e habilidades relevantes.
Muitas vezes é comum verificar a aplicação de metodologias padronizadas por parte das consultorias em grandes empresas, serem também aplicadas em Pequenas Empresas. É importante observar que esta prática não leva em consideração as diferenças estruturais entre estas empresas, podendo resultar em serviços com gastos excessivos. Para tanto ao prestar um serviço de consultoria empresarial é necessário levar em consideração as limitações de cada empresa, objetivos e necessidades diferentes.
Fica claro que o serviço de consultoria deve ser prestado de maneira diferenciada para pequenas empresas e grandes organizações. Olhando para a estrutura, pequenas empresas, apresentam uma estrutura mais simples em relação a grandes empresas. A consultoria empresarial pode ser uma ferramenta importante de transformação ao ser aplicada nas pequenas empresas. A principal contribuição no que se refere a Habilidade Gerencial é auxiliar o empresário a raciocinar de forma lógica para a resolução dos problemas. No que tange a Capacidade Empreendedora, é uma característica do empresário, não podendo ser treinada, mas reforçada através de técnicas gestão.
A consultoria terá um papel fundamental ao definir e criar os processos, pois as pessoas envolvidas não têm a cultura de processos bem definidos, devido a anos sendo trabalhado da mesma forma e tentando sobreviver a difícil missão que é ter uma pequena empresa no Brasil. Outra missão é estabelecer um grau de confiança com os empresários, pois as empresas não estão familiarizadas com a forma de realização dos serviços. Consultores devem evitar citações de experiências anteriores com outros clientes, pois os proprietários receiam tornar-se temas para exemplos dados a clientes futuros.
É comum nos serviços de Consultoria, encontrar nas empresas de estrutura familiar, confundir as prioridades de seus familiares com as de sua empresa, este tipo de trabalho no auxilio ao empresário a desenvolver sua capacidade empreendedora é muito importante. Novas técnicas devem ser criadas e desenvolvidas para melhorar a qualidade e eficiência do serviço de consultoria nas pequenas empresas, por estas serem menos formais e mais flexíveis, assim agregando valor ao todo.
Forte Abraço!
James Eduardo Wanka
Diretor Executivo na WANKA CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL