fbpx
Close

20 de outubro de 2020

Estratégia Empresarial

 No atual cenário econômico, e de forte competitividade em qualquer mercado, é de suma importância para as empresas a elaboração de uma Estratégia Empresarial. As metas planejadas definirão o caminho a ser seguido para atingir os objetivos traçados. Os resultados destas metas irão afetar de várias formas a organização, sendo na posição de mercado, na imagem da empresa com os clientes ou fornecedores. É essencial o comprometimento de todos os departamentos e pessoas envolvidas no planejamento, na implementação, na destinação correta dos recursos e na coerência das metas.

 

     Estas sendo definidas irão identificar e oportunizar os pontos fortes, a real vantagem competitiva, a solução contra os pontos fracos, aumentando as chances de sucesso. Alguns aspectos de decisão poderão estar em continuidade, por extensos períodos de tempo como a alta tecnologia, comprometimento com a qualidade, matérias-primas e relações trabalhistas. Por outro lado é preciso estar atento as mudanças que o mercado apresenta, sendo em novos produtos, processos de fabricação e abordagens na comercialização.

 

Aspectos e Formulação das Estratégias

 

Na formulação de uma estratégia deve-se levar em consideração a estrutura da empresa e de sua cultura, podendo existir complicações no campo racional e emocional. Na escolha dos recursos disponíveis é preciso avaliar pontos fortes e fracos, as necessidades de mercado e os riscos que a empresa está disposta a assumir.

 

Os aspectos éticos devem ser levados em consideração na formulação da estratégia, como valores pessoais e os sonhos idealizados pelos sócios ao criarem a empresa. Esta análise deve ser minuciosa, quanto ao grau de impacto na reação da sociedade e no meio ambiente, estes fatores devem ser incluídos na decisão.

 

Implementação e Acompanhamento das Estratégias

 

A fase de implementação da Estratégia Empresarial é uma das mais difíceis e complicadas. Após o propósito definido, os recursos devem ser alocados, a estrutura da organização deve estar preparada e as tarefas devem estar designadas. Os sistemas de informação devem ser eficientes, que permitam a coordenação e acompanhamento das atividades, pois é decisivo o papel do líder na realização da estratégia.

 

Podemos observar que o planejamento estratégico é uma ferramenta de enorme importância para qualquer empresa hoje, que tenha o objetivo de se manter neste mercado de grande competição. É necessário estar em acompanhamento constante no mundo dos negócios, portanto o Executivo deve estar um passo a frente, preparado, informado e planejando o futuro.

 

Forte Abraço!

 

James Eduardo Wanka

 

Diretor Executivo na WANKA CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *