Estratégia Empresarial
No atual cenário econômico, e de forte competitividade em qualquer mercado, é de suma importância para as empresas a elaboração de uma Estratégia Empresarial. As metas planejadas definirão o caminho a ser seguido para atingir os objetivos traçados. Os resultados destas metas irão afetar de várias formas a organização, sendo na posição de mercado, na imagem da empresa com os clientes ou fornecedores. É essencial o comprometimento de todos os departamentos e pessoas envolvidas no planejamento, na implementação, na destinação correta dos recursos e na coerência das metas.
Estas sendo definidas irão identificar e oportunizar os pontos fortes, a real vantagem competitiva, a solução contra os pontos fracos, aumentando as chances de sucesso. Alguns aspectos de decisão poderão estar em continuidade, por extensos períodos de tempo como a alta tecnologia, comprometimento com a qualidade, matérias-primas e relações trabalhistas. Por outro lado é preciso estar atento as mudanças que o mercado apresenta, sendo em novos produtos, processos de fabricação e abordagens na comercialização.
Aspectos e Formulação das Estratégias
Na formulação de uma estratégia deve-se levar em consideração a estrutura da empresa e de sua cultura, podendo existir complicações no campo racional e emocional. Na escolha dos recursos disponíveis é preciso avaliar pontos fortes e fracos, as necessidades de mercado e os riscos que a empresa está disposta a assumir.
Os aspectos éticos devem ser levados em consideração na formulação da estratégia, como valores pessoais e os sonhos idealizados pelos sócios ao criarem a empresa. Esta análise deve ser minuciosa, quanto ao grau de impacto na reação da sociedade e no meio ambiente, estes fatores devem ser incluídos na decisão.
Implementação e Acompanhamento das Estratégias
A fase de implementação da Estratégia Empresarial é uma das mais difíceis e complicadas. Após o propósito definido, os recursos devem ser alocados, a estrutura da organização deve estar preparada e as tarefas devem estar designadas. Os sistemas de informação devem ser eficientes, que permitam a coordenação e acompanhamento das atividades, pois é decisivo o papel do líder na realização da estratégia.
Podemos observar que o planejamento estratégico é uma ferramenta de enorme importância para qualquer empresa hoje, que tenha o objetivo de se manter neste mercado de grande competição. É necessário estar em acompanhamento constante no mundo dos negócios, portanto o Executivo deve estar um passo a frente, preparado, informado e planejando o futuro.
Forte Abraço!
James Eduardo Wanka
Diretor Executivo na WANKA CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL